terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nossas Oficinas - Um desafio didático



A 3a. Oficina realizada com os professores, ocorreu no dia 07 de julho de 2009. Nela, a prioridade foi dada para o estudo da unidade 14 do TP4 que traz por tema: O PROCESSO DA LEITURA que foi ampliado através dos subtemas que constituem cada seção - 1. Onde está o significado do texto; 2. Os objetivos da leitura:expectativas e escolhas de textos; 3. Conhecimentos prévios inteferem na produção de significados do texto?
No primeiro momento foi exibido um material de slides no data show intitulado: AS MAIS GOSTOSAS, com a prentenção de instigar nos professores a habilidade de fazer inferência. Foi um momento muito interessante tendo em vista que, a medida em que se projetava os slides, procurava-se colocar em comum o que ocorria na mente dos professores, numa tentativa de buscar expressamente o significado do texto por meio das inferências, tendo por base o conhecimento prévio de cada um.
No segundo momento fez-se uma ampla discussão das três sessões desta unidade procurando aprofundar o porque da escolha do texto de apoio.
Ocorreu,portanto, o terceiro momento no qual se deu a produção de texto. Partindo de um vocabulário previamente escolhido, a turma já dividida em três grupos realizou a tarefa socilizando-a logo em seguida .
Como registro desta ação foram selecionados três trabalhos para ilustrar esta oficina. Um da turma do matutino e os outros dois da do noturno.

TEXTO 1

O aluno vituperdo

Veja que situação. Fazer um texto em defunestração.
Tenho, na verdade, uma dificuldade hermeneuta em transformar palavras partindo de um vocabulário perfunctório como este que me foi apresentado.
Vou apelar para os santos: Sibilino, ignóbio e uxoricídio para que me livrem desta falácia. Já pensou? Na frente da professora ter uma crise de apoplexia?
Não. Não!...
Já estou ficando muxuango de tanto pensar.
Vou dar início a esta ação vituperada e confiar no poder dos grandiosos santos invocados por mim anteriormente.
Pronto.
TATIANA ROCHA/ ISABEL/LUIZ FÁBIO


TEXTO 2

TORTA DE PRÁ QUE ISSO

Igredientes:

2 xícaras de sibilino
1 xícara de apoplexia
2 copos de falácia
3 gotas de hemeneuta
1 pitada de defunestração
2 colheres de uxoricídio
1/2 litro de muxuango
1 quilo de ignóbio

Modo de Fazer:

Coloque no liquidificador o sibilino, a falácia, a apoplexia, as colheres de uxoricídio com o meio litro de muxuango. Bata bem.
A parte, misture as gotas de hermeneuta com o quilo de ignóbio. Acrescente esta mistura ao creme batido. Leve ao forno alto por cerca de 24 horas.
Desenforme e coma se tiver coragem.
SEVERINO PINHEIRO(Bill)/LILLYAN/VÂNIA

TEXTO 3

Difícil Diagnóstico

Em uma determinada cidade de nome Muxuango, aconteceu um fato não muito comum. Um dos seus mais conhecido e ilustre morador: seu Sibilino Ignóbio precisou de uma consulta médica urgente e foi ao hospital mais conceituado da cidade - O Vituperado, onde, prontamente foi adendido.
Ao iniciar a consulta com o doutor Perfunctório, começou a contar-lhe o que o estava incomodando. No primeiro momento, o médico achou que era uma hemeneuta. Mas, o paciente revelou um outro sintoma ainda não citado que o fez mudar todo o diagnóstico achando, desta vez, tratar-se de uma falácia. Todavia, de repente, o Dr. Perfunctório chegou a seguinte conclusão: não há dúvida, o senhor está com defunestração.
Tendo, portanto, detectado a doença de seu Sibilino Ignóbio, ele receitor os seguintes medicamentos: Uxoricídio (tomar um comprimido de doze em doze horas) e Apoplexia (tomar uma ampola por dia, durante cinco dias) .
Explicou ao paciente que ele deveria retornar ao seu consultório no prazo de trinta dias para realar o resultado do tratamento.


Dando sequência a pauta do dia, foram recolhidas as folhas da lição de casa e feito o agendamento para o acompanhamento pedagógico das oficinas a que serão realizadas nas escolas com os alunos.
Esperamos que as reflexões feitas, neste dia, junto com os professores tenham possibilitado abrir novas janelas para a utilização de estratégias de leitura, viabilizando condições para o educando reconhecer o texto e o leitor como criadores de significado.

Grupo: VANUSA SOARES/CYRIA RIBEIRO/
CLÁUDIO HENRIQUE





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