quinta-feira, 17 de setembro de 2009



RETOMANDO OS ESTUDOS NUMA AÇÃO DINÂMICA DE REFLEXÃO CONJUNTA
A 4a. OFICINA EM FOCO

A nossa 4a. oficina do Gestar , realizou-se no dia 21 de julho do ano em curso, abordando a proposta de estudo da Unidade 16- A PRODUÇÃO TEXTUAL: CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES, contemplada no TP4, objetivando refletir e degustar, ao mesmo tempo, juntamente com os professores de Língua Portuguesa, a temática em estudo, possibilitando a todos a oportunidade para identificar, no dia-a-dia da sala de aula, com seus alunos - crenças, saberes e fazeres que subjazem às práticas de ensino da escrita.
Foi feita uma retomada da unidade 14 e para tal, utilizou-se o texto complementar: " NÃO DEIXE DE LER", com o intuito de exercitar o cérbro e de contextualizar o processo de inferência,uma vez que a exposição se deu atavés de data show. Em seguida, fez-se uma síntese falando sobre a importância de instigar os alunos a valorizar e fazer uso dos seus conhecimentos prévios como uma via de interação com o texto ,quer no processo leitor quer na hora em que faz a transposição deste para a escrita.
Eis o texto:

Não deixe de ler

De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrsriddae ignlsea
não ipomtra emqaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csoia iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.
Sohw de bola.

O segundo momento foi destinado a exibição do filme: "Os Narradores de Javé". Após ter assistido ao filme, a turma foi dividida em grupos, para discuti-lo, usando como critério os
seguintes encaminhamentos: 1-Identifiquem, no filme, os elementos pertinentes da estrutura narrativa. 2- Relacione palavras ou expressões que mais chamou sua atenção no vocabulário usado pela personagem central da narrativa. 3-Faça uma transposição didática usando o filme como estratégia, para ser utilizada com suas turmas.
As discussões nos grupos foram bastante pertinentes e a socialização tornou-se enriquecedora, visto que através dela sempre ocorre a troca de experiências e acata-se sugestões para a melhoria do fazer pedagógico. Veja uma das transposições didáticas sugerida por um grupo:

Público Alvo: alunos do 9o. ano
Componente Curricular: Lígua Portuguesa

Obs. Pode ser feita uma interdisciplinaridade com: História, Geografia, Ciências e Matemática.

Objetivo Geral:
Compreender as implicações que decorrem do fato de uma comunidade ser "analfabeta" e ou "não letrada".

Objetivos específicos:
- Identificar os elementos estruturais da narrativa.
-Reconhecer o processo inferencial presente na narrativa em relação a Literatura Nordestina (especificamente a regional).
- Entrevistar pessoas que residem na comunidade para descobrir sobre as origens da cidade.

RECURSOS DIDÁTICOS:
- DVD com o filme-"Os Narradores de Javé.
- Outros textos narrativos ( preferncialmente sobre a temática)
- Caderno, lápis, papel ofício e madeira, pincel atômico
- Outros portadores textuais: livros, revistas e jornais.

AVALIAÇÃO:

- Atividades escritas, em grupo e individuais.
- Apresentação das atividades realizadas pelos grupos.
- Exposição do material elaborado individualmente ou em grupo.
COMPONENTES: Andréa Torres Moreira/ Andréa Spósito Monteiro/Andréa Cristina Palhares/Tássia Priscila Bessa

As folhas das lições de casa foram recolhidas. Dando sequência a pauta do dia, foi encaminhada a tarefa de casa e processou-se o agendamento da oficina 13 que será realizada com os alunos nas suas respectivas escolas, com uma ressalva: Certificar-se sobre o horário de aula de cada colega para evitar que eles coincidam, impedindo, desta forma, que a formadora possa efetuar o processo de observação em sua sala de aula.
A lista de frequência foi assinada e o encontro do dia chegou ao fim sob a reflexão: Uma boa ideia é uma luz que ilumina o futuro.


O GESTAR 2 NOS CONDUZINDO A UM PROCESSO DE DESCOBERTA POR MEIO DA COERÊNCIA TEXTUAL

VEJA O RELATO DA 5a. OFICINA

Esta oficina aconteceu no dia 04 de agosto de 2009.
Desta feita, quem entra em cena é o TP5 e a unidade 18 versando sobre: COERÊNCIA TEXTUAL.
Este estudo busca a interação com os professores participantes do GESTAR 2 numa tentativa de encontrar as possibilidades de , juntamente, com seus alunos, caracterizar a coerência na interrelção entre textos verbais e não verbais.
A abordagem inicial pretende aprofundar o estudo das seções que compõem a unidade, ressaltando a importância de compreender cada uma delas e o seu uso no dia-a-dia da sala de aula. É mister focalizar que a " continuidade de sentido", a "costrução da coerência textual" e "as partes do todo", constituem elementos essenciais para a produção de um texto claro. Por esta razão, torna-se imprescindível no processo de ensino da língua materna.
Três grupos foram formados e a cada um deles coube o estudo de uma das seções, com uma das atividades propostas dentro delas, ficando a critério do grupo fazer a escolha.
Vencido o tempo para realização desta tarefa, houve a socialização, momento em que se deu, também, o processo de mediação e intervenção, tanto por parte dos colegas do próprio grupo e dos demais,assim como, da formadora.
Foi distribuido um material de apoio e um texto complementar extraído do livro: Português Lígua e Literatura (ensino médio) das autoras - Abaurre, Pontara e Fadel. Vol. único,p.183. com o objetivo de levá-los a fazer uso competente da linguagem escrita ao elaborar seus textos. Observe-0 logo abaixo:

TEXTO

Oi que lá vinha pelo rio uma pedra boiando
Em riba dessa pedra três navegador (sic)
Um deles era cego, nada enxergando
O outro não tinha braço pois o trem cortou
Mas deles o terceiro era o mais sem- vergonha
Pois estava nuzinho como Deus criou
Eis que chegando adiante o cego num berreiro
Olhando para o fundo, "olha um tostão" gritou
E ouvindo isso o tal que era aleijado
Metendo a mão no fundo o tostão apanhou
E o tal que estava nu tendo o tostão tomado
Mais que ligeirinho no bolso guardou...
Letra de" embolada"popular para ser cantada velozmente

Visando o aprofundamento do assunto, fez-se uma leitura coletiva do material, comentando e tirando dúvidas quando necessário.
Para cumprir a pauta na íntegra retoma-se os outros pontos que faltam. Recolhe-se as folhas da lição de casa, agenda-se as oficinas e assina-se a frequência do dia.
Para voltar às ações do cotidiano, colocou-se nas pastas e na mente a ideia de que: Nós nos tornamos responsáveis pela construção do saber, uma vez que educar é tarefa de todos.

Mais uma vez estou aqui com o intuito de relatar a SEXTA OFICINA

Continuando o estudo do TP5, focalizamos, nesta oficina, a unidade 20 ensejando que todos os professores, juntamente com seus alunos em sala de aula, identifiquem as relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentido do texto, os efeitos de sentidos decorrentes da negação, assim como, as relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura.
No primeiro momento, juntamos a turma com a de Matemática para apresentar "um esquema (modelo) do portifólio, como sugestão para que montassem os seus; visto que alguns, tanto de uma turma como da outra, apresentaram dificuldades para organizá-lo.
A apresentação se deu por meio do data show mas, foram disponibilizadas cópias para todos.
Logo em seguida, retornamos para nossa sala de estudo e trabalhamos com a síntese da unidade 18, uma vez que,professores que faltaram, por motivos específicos, solicitaram, antecipadamente, um tempo, nesta pauta , para fazer exposição das dúvida.
Feito isto, adentramos no estudo da unidade 20 e de suas respectivas sessões, optando desta vez, pela forma coletiva de discussão da temática, tomando por base a leitura prévia deste TP.
Foi pontuado oralmente as ideias principais no que se refere: "A lógica do (nos) textos", a "Negação" e "Significados implícitos", assim, como também, as implicações para a sua compreensão.
A discussão se deu de maneira sistemática e proveitosa.
Posteriormente, cada grupo ficou com uma seção tendo o intuito aprofundá-la melhor e de produzir um texto cujo tema deveria está ligado a "pescaria". Eis o resultado:

TEXTO 1 - A PESCARIA

O pescador de ideias
Ideias que pairam
Ideias que espalham
Que voam
Que transbordam
Que realizam.

O pescador de homens
Homens normais
Homens iguais
Marginais
Sensuais
Imortais.
Homens VisíveisImprevisíveis
Homens.
Que sentem
Coerentes
Corruptos.
Homens concretos
Que buscam horizontes
Que permeiam
Deslizam no abismo
Multiplicam o egoismo
Vencedor pelo e com amor.

O pescador de mundos
Mundo transversal
Originário de sal
Da terra
Da guerra
Dos que não se entregam
Mundos de doidos
Que querem viver
Apender. Entender
Desvanecer
Mundos de surdos "mudos"
Que silenciam a tudo
Acostumados ao todo
Ao verde da desesperança.

Mundos metafóricos
Regentes
Transcendentes
Do impossível
Inacessível
Metafísico
Metalinguístico
Conectivo.

Autoras: MARIA VALENCIA/ANDRÉA TORRES/ANDRÉA SPÓSITO

TEXTO 2 - PROPAGANDA

A Pesca no Rio Ceará-Mirim

PEIXE NA MESA DO POVO

Pesque esta ideia e tenha uma vida saudável.

O governo para incentivar o consumo de peixe e melhorar a qualidade da alimentação do brasileiro, lançou uma campanha em nível nacional que possibilita ao pequeno produtor a criação de peixes em viveiros, dando-lhes subsídios necessários para estimular esta prática.

Autoras: ANDRÉA CRISTINA/ DALIANA MARIA/ ELIONE SOUZA


TEXTO 3 - RECEITA

PESCARIA

COMO PESCA?

1 pessoa com disposição e paciência
2 vara com linha e anzol
Diversas iscas: 9 minhocas, 8 piabas e 5 camarões
1 mar com com sol radiante
5 cervejas bem geladas.
chapéu
protetor solar


MODO DE PESCAR

Num dia de sol radiante, pegue uma pessoa com disposção e paciência, equipado com chapéu, protetor solar e cervejas. Leve-a para o mar com as duas varas, linha e anzol, usando como iscas as minhocas, piabas e camarões. Não esqueça do balde para colocar os peixes.
Jogue o anzol ao mar e enquanto espera o peixe morder a isca tome algumas cervejas bem geladas. Aguarde o peixe fisgar a isca e...
Boa pescaria!
Autores: ANDRÉ MÁRCIO CAPELA/ALYNNE RODRIGUES/ÉRICA PEDROSA



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