sábado, 19 de setembro de 2009

Releitura do Texto de Manuel Bandeira
Poema tirado de uma notícia de Jornal

Olá! Chegou o momento de registrar as Oficinas Coletivas e é válido ressaltar que em virtude dos contratempos provocados pelo movimento grevista que foi deflagrado no Município, não nos foi possível realizar, ainda, as seis oficinas propostas nos três TPs ( 3, 4 e 5) já estudados. Todavia, ao discutir com os coordenadores pedagógico e administratvo, também, com o formador de Matemática, encontramos uma solução viável para tal situação. Decidimos, conjuntamente, que realizaríamos uma oficina de cada TP, escolhidas previamente.
Trabalhamos em grupos com a seguinte abordagem, após delimitar cada atividade:
O grupo 1 ficou responsável para desenvolver a oficina 5 do TP 3.
A oficina 7 do TP 4 coube ao grupo 2 a sua realização e, a Oficina 10 do TP 5, teve como responsável o grupo 3.
A primeira parte do trabalho foi muito instigante, pois através dele as condições para se discutir com maior ênfase os assuntos estudados anteriormente, patindo dos registros feitos pelos professores e professoras, ocorreu com muita naturalidade. A turma demostrou tranquilidade ao expor seus conflitos e interesse em solucioná-los.
Um dos pontos que mais se destacou, na segunda parte da oficina, foi o fato de ser registrado pelos professores que grande parte dos seus alunos sentem muita dificuldade quando são levados a identificar os gêneros textuais. Uma outra dificuldade está relacionada ao grande número de alunos (50) por sala de aula, em algumas escolas. Mas, não se trata de uma questão generalizada. Boa parte afirma, ainda, que já dá para detectar avanços como : Os alunos demonstram habilidade na tipoliga descritiva a partir do texto não verbal, quer na oralidade ou na produção escrita. Reconhecem, também, a narrativa, assim como, os gêneros propaganda, diário, panfleto,rótulos, bulas dentre outros mais comuns no dia-a-dia e ficam mais a vontade na hora de realizar suas atividades de leitura e de produção textual.
Como sugestão para vencer os conflitos que se apresentam na mente dos alunos foram apresentadas as seguintes: Trabalhar, constantemente, com: variados gêneros e tipologias textuais fazendo análise comparativas entre eles e com exercícios que que possibilitem o reconhecimento de elementos narrativos, descritivos, injuntivo, dialogal, explicativo, etc.
Fechada essa discussão e apresentadas as sugestões, partiu-se para execução das ações previstas para esta terceira parte que objetiva o trabalho nos grupos conforme já havia registrado no início deste relato. Aí, então foi apresentado o seguinte resultado: Do TP 3 - Oficina 5. A releitura do texto de Manuel Bandeira: POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL. ( O texto não verbal que ilustra o início deste registro é complemento do texto 1)

TEXTO 1

João G ostoso era carregadoe de feira llivre e morava no morro da Babilônia onde a vida não era fácil. sua casa era apenas um barraco sem número.
Uma noite, ele chegou no bar Vinte de Novembro, pediu uma bebida e ali ficou a noite toda, cantando e dançando.
Depois que saiu do bar, caminhou um pouco olhando e apreciando o amanhecer do dia em volta da lagoa Rodrigo de Freitas, onde se atirou e morreu afogado.

TP 4 - Oficina 7.

O grupo responssável por esta oficina trabalhou dando ênfase ao processo de leitura utilizando o poema: "Cidadezinha qualquer" e, para tal ação valeu-se da seguinte estratégia:

- Conversa sobre o autor ( dados biográficos)
- Exposição do título, pedindo que os alunos apresentem sugestões sobre ele.
- Registrar no quadro as sugestões apresentadas pelos alunos.
- Leitura em voz alta feita pela professora e após a leitura pedir a opinião deles sobre o poema.
- Comparar a vida na cidade grande com a cidade retratada no texto.
- Analisar, com eles, o uso do tempo cronológico e psicológico, na narrativa.
- Sugerir que os alunos procurem outros poemas ou letras de músicas que lembrem esse poema.

Elione/Andréa Spósito/ Edson Santos/ Daliana


TP 5- Oficina 10.

O grupo utilizando-se da proposta dada como estímulo para a análise do texto, partiu do pressuposto "NÃO ME CONHECEM''.

TEXTO-1

Que seja eterno enquanto dure!
Estamos juntos em tantos momentos
Tantas caminhadas, tantos degraus,
tantas montanhas...
Saltos sobre saltos
Sou seu firmamento
Sou o único que estarei sempre aos seus pés.
Eu sou..


Tênis ALL STAR.


André/Andréa/Érica/Alynne/Valência



TEXTO- 2

Sei...
Tô meio rodado, usado,
acabado, com muito tempo
de uso, mas saiba que
posso ir além do que você imagina.
Topo todas:
novas, velhas, lisas, belas
e feras. Rolo todas.
Só depende de você!

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