sábado, 20 de junho de 2009

TRABALHANDO COM O GESTAR II


Em 19 de maio, aconteceu o nosso primeiro encontro com os professores . Nele também estiveram presentes alguns gestores e supervisores pedagógicos das Escolas Municipais,tendo em vista que, neste momento, o objetivo principal era apresentar o Gestar II e motivar os colegas para as adesões ao PROGRAMA . Foi um trabalho realizado em dois turnos: matutino e noturno tendo sido bastante positivo com relação ao número de participantes e adesões feitas pelos professores de Língua Portuguesa e de Matemática.


Os encotros de formação acontecerão a cada quinzena, às 3as. Feiras. Na semana seguinte ao encontro, no expediente da manhã e da tarde ocorrerá, sempre às 2as. Feiras, o plantão para auxiliar aqueles que tem dúvidas De 3ª. a 6ª. desta mesma semana serão as visitas de observação das oficinas agendadas pelos cursistas.
É um trabalho que requer muita atenção, pois a ação deve contemplar os professores das dez escolas localizadas na zona urbana e zona rural
.

No primeiro encontro de formação foi no dia 26 de maio.
Estudou-se a unidade 10 do TP 3 – TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS –as seções 1,2 e 3, partindo-se de uma discussão coletiva sobre os conceitos prévios. Logo em seguida, os kits foram entregues e a turma foi dividida em três grupos. Cada grupo ficou responsável pelo estudo de uma seção para identificar as características peculiares a cada gênero, ampliando na socialização da tarefa, a grande diversidade existente na atualidade.

No encontro do dia 9 de junho continuamos trabalhando com o TP 3 e, a unidade 12 foi o foco central da ação: A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS. Utilizei o gênero ilusão de ótica como texto complementar. Alguns foram selecionando na internet depois, impressos para uma leitura coletiva das imagens. Trabalhamos, também com o anagrama e o ambigrama, este último utilizando a embalagem de “dunup”. Os colegas professores estão gostando muito.


Aguarde atividades dos cursistas e dos alunos na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário